como-pedir-demissão
Beirith Advogados

Beirith Advogados

Como pedir para ser demitido

Você tem certeza que deseja pedir demissão? Veja algumas dicas e descubra como fazer isso da melhor maneira possível, sem atritos com empregador.
como-pedir-demissão
Dúvidas de como pedir demissão? Separamos algumas dicas para o seu pedido de demissão que manterão o bom relacionamento com o empregador

Como pedir para ser demitido e manter um bom relacionamento com a empresa

Você sabe como pedir para ser demitido? Quer manter o bom relacionamento com seu patrão e ter as portas abertas? Com certeza você deseja evitar atrito com seu empregador.

O encerramento de um ciclo profissional é sempre algo complicado e tumultuado na carreira de qualquer pessoa. Mas, é importante frisar que em alguma hora da sua jornada vai surgir uma proposta mais apropriada ou que a frustração com a situação atual seja a motivação para buscar novos ares na vida profissional.

No fim das contas, a reputação que você estabeleceu no decorrer de sua passagem pela empresa é que vai definir o legado que deixará na organização. Só que também é essencial saber conduzir adequadamente esse encerramento e tentar deixar as portas abertas, pois, continua valendo o velho e bom ditado popular: “ninguém sabe o dia de amanhã”. Por isso, se você está se perguntando: “como pedir para ser demitido sem se queimar na empresa?”, confira algumas sugestões a seguir:

Dicas de como pedir para ser demitido e deixar as portas abertas

  1. Tomada de decisão

O profissional precisa realizar uma análise profunda e checar se está, de fato, tomando uma resolução correta. Muitas vezes, a situação da empresa ou o relacionamento com os superiores pode estar problemático, mas, tudo pode mudar com o tempo. As companhias e o mercado são bastante dinâmicos, sendo assim, é essencial ter cautela para encontrar um modo de como pedir para ser demitido sem queimar etapas e bons contatos.

Porém, o mundo profissional é feito de fases, é um acordo que acontece por um tempo determinado e pode sofrer desgaste, como ocorre com todo relacionamento. Por isso, não existe problema algum em tomar outra estrada desde que não seja feito nada comprometedor.

  1. Conversa franca com o seu chefe
pedir-demissão
É importante conversar com o empregador ao pedir demissão

Com a resolução feita, a primeira pessoa que deve ser informada do seu desejo de se desligar da empresa é o seu superior. Não cometa o erro de comunicar a um colega de trabalho ou fazer com que isso vire uma fofoca pelos corredores da empresa.

Como se trata de uma conversa delicada e séria, não deve ser efetuada durante um intervalo ou no horário de almoço. Essa postura não vai aliviar a tensão no momento de comunicar a sua decisão. Por isso, aja de maneira objetiva, profissional e ética.

  1. Planejamento

Todos os especialistas afirmam que a verdade deve ser revelada sempre que você desejar encontrar uma maneira saudável de como pedir para ser demitido. Como o mercado de trabalho é muito dinâmico, todos vão descobrir os seus novos planos. Portanto, é necessário ter uma atitude ética e profissional sempre.

  1. Lidar adequadamente com a saída e a chegada à nova companhia

Após descobrir um meio para informar seu pedido de demissão, provavelmente, você terá que passar por um período de transição. A empresa precisará encontrar uma pessoa para o seu lugar, você poderá repassar dicas para o novo funcionário e ainda terá que lidar com a chegada em sua nova realidade profissional. Por isso, é essencial encontrar uma maneira de equilibrar essas duas situações sem comprometer o ciclo que se encerra e nem o que se inicia.

Conteúdos Sugeridos:

  • Acerto Trabalhista;
  • Rescisão Indireta;
  • Pedir Demissão: Direitos;

Está pensando em pedir demissão e precisa de ajuda com seus direitos? Entre em contato com nossos escritórios trabalhistas e previdenciários em Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba (capitais) ou deixe seu resumo de caso abaixo:

 [/vc_column_text][/vc_column]

Seu nome*

Seu telefone*

Sua Cidade*

Seu e-mail*

Assunto*

Resumo do caso

Compartilhe este post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email