Tipos de rescisão do contrato de trabalho

Rescisão de contrato de trabalho: Quais são as verbas rescisórias?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Índice do artigo

verbas rescisórias devidas na demissão com ou sem justa causa

As verbas rescisórias são devidas quando o empregado se desliga da empresa, seja pelo pedido de demissão, demissão sem justa causa ou rescisão indireta. Estas verbas trabalhistas devem ser pagas:

• 1º dia útil após o cumprimento do aviso prévio.
  • Em contrato com prazo determinado no 1º dia útil após o término do período.
  • Na demissão por justa causa até o 10º dia a contar da notificação da demissão ao empregado.
  • Na dispensa do aviso prévio até o 10º dia do pedido de demissão.
  • Quando antecipada a rescisão do contrato de trabalho por prazo determinado, até o 10º dia após a comunicação.

Conheça agora mesmo as verbas rescisórias e direitos trabalhistas em todas as modalidades de demissões:

Rescisão de contrato de trabalhoVerbas rescisórias na demissão sem justa causa

As verbas rescisórias em uma dispensa sem justa causa são: saldo do salário correspondente aos dias trabalhados proporcionalmente no mês, aviso-prévio (indenizado ou trabalhado), férias vencidas e vincendas proporcionalmente com o acréscimo de 1/3, 13º salário, liberação do FGTS – calculadoras para calcular FGTS

Verbas rescisórias na rescisão indireta

A rescisão indireta é uma justa causa fornecida pelo empregado, devido a ocorrências ilegais dentro da relação de trabalho, como é o caso da exigência de trabalho acima das forças físicas do empregado ou até mesmo jornada de trabalho excessiva.

Na rescisão indireta o empregado possui as mesmas verbas rescisórias da demissão sem justa causa, são elas:

• Saldo de salários;
  • Salário família;
  • Férias vincendas e vencidas;
  • Aviso prévio;
  • 1/3 constitucional;
  • FGTS depositado até o período com o acréscimo da multa de 40%;
  • Seguro desemprego;
  • Indenização adicional: é quando o empregado sofrer a rescisão sem justa causa (ou demissão indireta) nos 30 dias que antecedem a data base (correção salarial), fazendo jus como indenização adicional equivalente a um salário mensal;

Ainda, dependendo a causa da dispensa indireta e a situação ocorrida, poderá o empregado fazer jus a indenização de danos morais.

Demissão por justa causa: Direitos trabalhistas

Nestas modalidades de demissão com justa causa o empregado tem direito as mesmas verbas rescisórias.

• Salário proporcional, férias proporcionais e vencidas e 13º salário.

Você pode gostar:

Verbas rescisórias no pedido de demissão

O empregado pediu demissão? As verbas rescisórias são:

Pedido de demissão trabalho inferior a 1 ano: saldo salarial, 13º, férias proporcional, 1/3.

Pedido de demissão com mais de 1 ano de trabalho: saldo salarial, 13º salário, férias vencidas e vincendas, 1/3.

Verbas rescisórias no contrato por tempo determinado

O contrato de experiência que tem prazo máximo de 90 dias (art. 445 da CLT) gera as seguintes verbas rescisórias:

Rescisão antes do prazo por iniciativa do empregador:

• Saldo salarial, 13º salário proporcional, férias proporcionais, 1/3, multa do FGTS de 40%, multa do artigo 479 da CLT.

Rescisão antes do prazo por iniciativa do empregado

• Saldo salarial, 13º salario proporcional, férias proporcionais, 1/3 e salário família.

Dúvidas sobre as verbas rescisórias da sua categoria ou trabalho? Entre em contato!